Chalet do Dr. Alberto Martins dos Santos


Chalet do Dr. Alberto Martins dos Santos - Bombarral - Portugal 
Edição: Tipografia Caldende de José da Silva Dias
 2 de 20 [?]
Local de Edição: Caldas da Rainha
Tipo de impressão: Fototipia
Cor: P/B
Ano de edição: 1912
Impressão: Tipografia Caldense
Observações: BPI com legenda na face e com a indicação de Bilhete Postal e Carte Postale no verso.
Vista do chalet do ilustre médico Dr. Alberto Martins dos Santos, situado na Rua D. Nuno Álvares Pereira, na entrada norte da vila, defronte do Teatro Eduardo Brazão. O Dr. Alberto Martins dos Santos (1873-1970) era médico licenciado na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa. Instalou-se no Bombarral em 15 de Novembro de 1897. Recebeu a Comenda da Ordem da Benemerência.
 A fotografia foi tirada do actual local onde está implantado a referida casa de espectáculos. Defronte da vivenda e antes da construção da sala de espectáculos, havia um arneiro, propriedade de Júlio Tornelli, onde estava instalado um campo de futebol. Neste campo de futebol realizaram-se vários jogos com um grupo de Caldas, futuros fundadores do Caldas Sport Club. O grupo do Bombarral era constituído por Martim Monteiro, Aníbal Rosado, António Monteiro, Filipe Alves, Franklim Nunes, Joaquim Furtado, Luís Cabaças, José Cadeiras, Herculano e Francisco Rosado e Augusto Ramos. 
Ao lado do chalet, do lado direito, podemos ver o antigo Colégio das Missões, edifício que foi demolido em finais do século XX. O Colégio das Missões ou «Real Colégio de São José do Bombarral», inaugurado em 1845, foi o primeiro estabelecimento de missionários que existiu no país. Dada as más condições do edifício, o colégio foi transferido para o seminário de Cernache do Bonjardim, tendo encerrado as instalações no Bombarral em 8 de Dezembro de 1855. 

Sem comentários: