Largo dos Aviadores


Largo dos Aviadores - Bombarral
Edição: Foto Neves
 -
Local de Edição: Bombarral
Tipo de impressão: Fotografia
Cor: P/B
Ano de edição: 196?
Impressão: Foto Neves
Observações: BPI com legenda a verde na face, logo do autor da fotografia na foto  e com a inscrição no verso de «fotografia, impressão e edição de Foto Neves - Bombarral» e  um espaço para o destinatário.
Trata-se do Largo dos Aviadores (ex-Largo João Chagas) com o monumento de homenagem aos pilotos Gago Coutinho e Sacadura Cabral que lograram fazer  a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Ao fundo, vemos o palacete do Abel Pereira da Fonseca, assim como a Quinta das Cerejeiras. Em primeiro plano está um chafariz. O largo começou por ser somente ajardinado (anos 30), sendo posteriormente ornamentado com o referido monumento, num esforço camarário de embelezamento da entrada sul da vila. O próprio Abel Pereira da Fonseca se comprometeu na manutenção do jardim, oferecendo um candeeiro público para o espaço («A casa de Abel Pereira da Fonseca», Dóris Santos, 2000)
O palacete do Abel Pereira da Fonseca da Quinta das Cerejeira foi concluído no finais dos anos 10 do século XX. No jardim, existe a Capela Madre de Deus, datada de 1537, que durante anos (1924-1953) serviu de igreja paroquial. 
Do lado esquerdo, podemos observar o armazém com a indicação «Quinta das Cerejeiras». De notar quer nos anos 30 do século XX a indicação que constava era « Abel Pereira da Fonseca, Lda.».


Sem comentários: