Teatro Eduardo Brazão


Bombarral - Teatro Eduardo Brazão
Edição: Horácio Vieira
 -
Local de Edição: Bombarral
Tipo de impressão: Fototipia
Cor: Sépia
Ano de edição: 192?
Dimensão: 140x90 mm
Impressão: ?
Observações: BPI com legenda na face e com a indicação no verso do nome do editor. 
O presente BPI está selado e datado de 13 de maio de 1930.
Vista do interior do Teatro Eduardo Brazão.
O Teatro Eduardo Brazão foi um sonho concretizado por um grupo de amigos que em 18 de dezembro de 1918 constituíram a Empresa Recreativa Bombarralense, Limitada. com o objetivo de construírem uma sala de espetáculos. E assim, três anos mais tarde, em 27 de fevereiro de 1921, é inaugurado o Teatro Eduardo Brazão, nome escolhido por homenagem ao ator teatral com o mesmo nome (1851-1925). A peça de estreia foi «D. César de Bazan», representada por um grupo cénico da terra e teve a presença dos atores Eduardo Brazão e  Ilda Stichini.
Em 1925, a sala de espetáculos abre-se ao cinema mudo, funcionando quase como sala de cinema a partir de 1931.
Após o 25 de abril de 1974, a sala de espetáculos deixa de ser utilizada, levando-a a alguma deterioração. Contudo, o seu proprietário (União Cultural Bombarralense) procede ao seu restauro, estando hoje ao serviço da cultura bombarralense. Para mais informações sobre esta bela sala de espectáculos, consulte um outro post.
O Teatro Eduardo Brazão situa-se  na Rua D. Nuno Álvares Pereira, logo na entrada norte da vila, defronte do chalet do Dr. Alberto Martins dos Santos.

Sem comentários: